JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial : Felizes para sempre

Iasd Ademar de carvalho. lagarto 2

Luiz Carlos dos santos Menezes. Ancião jovem



Felizes para sempre



OBS: AQUI NA MIHA IGREJA FIZ COMO ESCOLA SABATINA COM AlGUMAS ADAPTAÇÕES, MAS É APROPRIADO PARA J.A. SE FOR FAZER FAÇA A ABERTURA E LOGO EM SEGUIDA O INFORMATIVO SE NECESSARIO DEIXE ELE DE FORA PRA DAR +TEMPO AOS PROFESSORES passarem a lição use sua criatividade.



Nota: os participantes não precisam memorizar suas partes, mas devem estar familiarizados com o material para que n leiam todo o roteiro. Ensaie ate q os participantes se sintam comportáveis acrescentando inflexão onde for apropriado.

Faça o seguinte anuncio pela manha se for fazer um j.a: Você está enfrentando problemas no seu casamento?

Sente que seu casamento está desgastado? E por isso sua família sofre?

Acredita que o divórcio é a solução? O tema do programa de hoje é: Felizes para sempre







Objetivos do programa:

Falar sobre as características do noivado e casamento cristão. Ajudar a saber q elementos devem ser levados em conta para se escolher o cônjuge. Reconhecer q precisamos da ajuda de DEUS para ter um lar feliz.



Planos para o programa



Pode começar o programa c a marcha nupcial. Tbm seria bom enfeitar a igreja com se fosse dia de casamento. Prepare partes musicais especiais. Podem participar 2 pessoas ou mais. Divida o programa em qtas partes forem necessárias, de forma q cada um seja capas de falar sua parte sem ler MT.



Introdução



Em algumas épocas da historia, parte da solução das guerras eram os aspectos matrimoniais. Infelizmente, em todas as épocas, alguns casamentos terminam em guerra continua...



Para q isso n aconteça, é necessário tomar algumas precauções, e é sobre ela q falaremos agora.



Desenvolvimento –

1 narrador = Hj em dia existem mtas opiniões sobre casamento e lar. São temas atuais, p isso são apresentados em revistas com chamadas mais ou menos assim: ( aqui na igreja lanccei com o projetor propagandas.proure imagens assim: BRIGAS+QUE+NAO+ACABAM+MAIS)

# a crise conjugal

# as mentiras do casamento

#A família dividida

#divorcio – é a saída!!!



Narrador 2=. Esses temas são pelos + diferentes pontos de vista, alguns defendendo q vale o divorcio qtas x for preciso; outros dizendo q é preciso agüentar firme, pq o casamento é uma união ate a morte.

Todas essas são opiniões humanas q intentam ajudar a compor o matrimonio e o lar. Q estão se desintregando.



Narrador 1.= No entanto, todos os esforços não são capazes deter o aumento das separações e divórcios, os filhos abandonados, a falta de comunicação, a solidão e as frustrações, pq o casamento esta errado. É preciso recorrer ao autor do casamento – DEUS.



Narrador 2= a idéia do casamento nasceu na mente de DEUS. Ao revisar toda a beleza e perfeição de sua criação, declarou-a boa. A terra, as plantas, os peixes, as flores os animais... td era perfeito.

Narrador 1= no entanto, ao caminhar e conversar c Adão, DEUS notou q ele se sentia sozinho. “ não é bom q o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém q o ajude como se fosse a sua outra metade” (gen. 2: 18).



Narrador 2 = ai esta a necessidade e a razão do matrimonio – o homem n estava completo, n estava em condições de alcançar o potencial Maximosem a mulher. Adão era inteligente, comunicava-se diretamente c DEUS, nom entanto, precisava de uma ajudadora.



Narrador 1= foi p isso q DEUS criou a mulher. Vc pode imaginar o sorriso de Adão qd despertou sono e viu Eva? Imediatamente soube q era um presente de DEUS. Disse: “agora sim! Esta é a carne da minha carne e osso dos meus ossos...(gen. 2: 23 }.



Narrador 2= assim DEUS realizou o primeiro matrimonio. Declarou-os marido e mulher em cerimônia solene e com certeza o casal sentiu-se grato a o Criador.



Narrador1= a bíblia n fornece outros detalhes da cerimônia, mas mostra o plano de DEUS para todo o casamento. Ali msm no éden, DEUS estabeleceu as bases. Ao primeiro casal, ensinou as teres coisas q são imprescindíveis para a felicidade do casamento:



“ é p isso q o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa” ( gen 2:24).



Narrador 2= deixar, unir-se e tornar-se uma só carne. Simples e profundo.

Esse plano é tão importante q o E. santo assegurou q fosse mencionado mas três x na bíblia. Qd os fariseus se aproximaram de Jesus tentando-o com perguntas sobre o divorcio, ELE respondeu com as mesmas palavras de gênesis 2:24, acrescentando: “ Assim n são duas pessoas, mas uma só. Portanto, q ninguém separe o q DEUS uniu” (mt 19:6) .



Narrador 1= marcos 10: 1-9 nos relata o mesmo caso, e em efesios 5:31, paulo cita as mesmas palvras, depois de haver recomendado aos maridos q amem suas espesas como a seu próprio corpo.



Queridos irmãos vamos examinar com mais atenção esses 3 conceitos básicos de DEUS.



1 - Separação



Narrador 3=

Para ter um casamento segundo o plano de DEUS, o primeiro passo é deixar algo. A pessoa deve separar-se de certas relações para unir-se com a pessoa escolhida. Este é o aspecto legal e publico do casamento. Assim integrantes do casamento são identificados legitimamente como marido e esposa.



Narrador 2= tanto o homem como a mulher tem mts coisas q deixar: certas amizades, os costumes pessoais rígidos, a vida de solteiro. No entanto, DEUS vai + malem com uma ordem surpreendente: “È p isso q o homem deixa o seu pai e sua mãe”. Separar-se da família?



Narrador1= um dos problemas mais graves q os conselheiros matrimoniais encontram para revolver são os sogros. A felicidade tem um preço: formar um lar próprio. É necessário cortar o cordão umbilical; o novo casal precisa formar seu próprio ninho.

Narrador 3 =

Os sogros são os q sofrem + com o cumprimento do plano de DEUS, pq são os q devem desprender-se dos filhos para entregá-los à pessoa escolhida. Mas é necessária essa renuncia pq nenhu teto é suficientemente amplo para abrigar duas gerações. Os casados tem q formar seu próprio lar.

2- casados



Narrador 1 o segundo pilar sobre o qual deve firmar-se o matrimonio é a condição dada p DEUS. De q é preciso unir-se. Depois de deixar, unir. “para se unir c com a sua mulher”.



Narrador 2 = este é o aspecto pessoal e efetivo do casamento. Unir-se significa aderir, apegar-se, ser fiel. Os noivos são como duas folhas de papel q se juntam cuidadosamente com cola. Depois de secas, n podem mais separar-se. Se tentar desuni-las, elas rasgam.

Narrador 3= DEUS disse: “ q ninguém separe o q DEUS uniu” . o plano de DEUS é q o casamento seja permanente, para toda a vida.

União quer dizer amor. As duas pessoas entram numa relação afetiva q se torna cada vez mais profunda. O casamento é MT mais q uma sociedade, é uma verdadeira fusão milagrosa q torna duas pessoas uma só.

Isso nos leva ao terceiro ponto.



3- Intimidade



Narrador 1= “ e os dois se tornam uma só carne” .isso mostra a importância do aspecto físico no casamento. Refere-se à parte sexual, à união física. A sexualidade é uma parte importante da pessoa complete e do casamento feliz.



Narrador 2= a vtd de DEUS é q haja uma união intima entre os esposos, a fim de cimentar a relação e unir o casal. O casamento é mais relação espiritual. Em gen. 2:25 diz: “ tanto o homem como a mulher estavam nus mas n sentiam vergonha”.



Narrador 1= a quem quer q o primeiro pecado no éden foi a união sexual de Adão e Eva. De jeito nenhum! Este plano de DEUS foi um presente ao casal humano antes do pecado. A intimidade no casamento é idéia de DEUS.

Narrador 2= alguns crêem q a relação física deve ser escondida, q n é permitido se quer falar sobre o assunto. N se fala e atrás e através desse silencio vão crescendo amarguras e ressentimentos. Outros crêem q esse ato é tão profano q ficam ruborizados de vergo9nha ao mencioná-lo.

As relações íntimas são, na realidade, uma das três partes importantes do plano perfeito de DEUS.



Narrador 3= “ deixar”, “ unir-se” e “tornar-se uma só carne”



(preparar uma cartolina ou projetar a figura abaixo que é um triangulo porem ñ saiu p causa do programa do pc. com a palavra deixará no topo do triangulo e se unirá na extremidade esquerda e uma só carne na direita)

DEIXARÁ







SE UNIRÁ UMA SÓ CARNE



CONCLUSAO: para obter o Maximo de resistência em pontes ou edifícios, os engenheiros usam a figura geométrica chamada triangulo. Isso pq qd três barras de ferro se unem formando três ângulos, podem resistir a enormes pressões procedentes de todas as direções sem romper-se.

O mundo moderno exerce uma infinidade de pressões sobre o casamento: revistas, livros televisão, etc. parece q todos esse métodos e mts outros estão dedicados a semear idéias diabólicas de longo alcance, com intenção de destruir a formosura q DEUS propôs a estabelecer.

Amigos queridos:

Eu quero terminar dizendo que só é possível manter o casamento, se colocar-mos a Jesus em primeiro lugar.



Porque Jesus é o idealizador do casamento, e só Ele pode nos tornar verdadeiramente felizes.



Se Jesus for o primeiro seremos felizes e viveremos, venceremos. Deixe Jesus ocupar o trono do seu viver.





PARA J.A CURIOSIDADE: ELES X ELAS

Pesquisa britânica mostra que desentendimentos tradicionais são responsáveis por 312 discussões por ano entre os casais. Quase uma por dia. Não seria melhor baixar a tampa da privada?



OS HABITOS MASCULINOS QUE MAIS IRRTAM AS MULHERES

• N abaixar a tampa do vaso sanitário

• Mudar de canal

• Deixar as luzes acesas

• Largar toalhas molhadas no chão ou na cama

• Deixar a pia do banheiro suja



OS HABITOS FEMININOS QUE MAIS IRRTAM OS HOMENS

• DEMORAR PARA FICAR PRONTA

• Entupir o ralo do chuveiro com cabelo

• Assistir a novelas

• Acumular pertences

• E discutir a relação a “famosa DR”


Colaborador: Luiz Carlos dos Santos Menezes